sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Viagem de Sonho


 Parque Nacional Purnululu


Este seria sem dúvida um lugar interessante para visitar, primeiro porque iria aliar a sonho de viajar até à Austrália, país que espero um dia poder visitar e ver o que a força da natureza consegue fazer tão belas paisagens.

Os 239.723 ha Purnululu National Park está localizado no Estado da Austrália Ocidental. Ele contém o profundamente dissecados Bungle Bungle Range composto de arenito de idade Devoniano-quartzo erosão ao longo de um período de 20 milhões de anos em uma série de torres em forma de colméia ou cones, cujo declive acentuado superfícies são nitidamente marcadas por faixas horizontais regulares de cinza escuro cianobactérias crosta (organismos unicelulares fotossintéticos). Estes exemplos significativos de carste cone devem a sua existência e unicidade para a interacção de vários geológica, biológica, erosão e fenômenos climáticos.


Curiosidade :
Esse nome vem das tribos aborígenes que ali viviam, e gritaram "PURNULULU!" na primeira vez que viram os europeus. A palavra significa no dialeto aborígene a expressão "Olha! Comida!". 

Projeto GAP

O GAP é um movimento internacional cujo objetivo maior é lutar pela garantia dos direitos básicos à vida, liberdade e não-tortura dos grandes primatas não humanos - Chimpanzés, Gorilas, Orangotangos e Bonobos, nossos parentes mais próximos no mundo animal. O Projeto GAP Brasil começou suas atividades em 2000 e atualmente conta com 4 santuários afiliados que abrigam em sua maioria animais resgatados de maus-tratos e condições inadequadas de vida em circos, espetáculos e zoológicos. Atualmente o GAP Brasil é a sede do projeto internacional, em função do trabalho de destaque com chimpanzés desenvolvido no país.

Do ponto de vista biológico, entre dois seres humanos pode haver uma diferença de 0,5% no DNA. Entre um homem e um chimpanzé a diferença é de apenas 1,23%. Tal proximidade é demonstrada pelo fato, por exemplo, de chimpanzés poderem ser doadores de sangue para humanos e vice-versa. Hoje também é conhecido que chimpanzés, bonobos e homens tiveram um ancestral em comum há dois milhões de anos.
Diante destes fatos, a exploração comercial dos grandes primatas em laboratórios, circos, espetáculos e zoológicos pode ser considerada como uma espécie de escravidão, lembrando o que o homem fazia com seus semelhantes considerados inferiores até pouco mais de um século atrás. E esta exploração é acompanhada de uma redução drástica do número de grandes primatas nas florestas africanas e asiáticas, seus habitats de origem, impactando todo o equilíbrio ambiental dos ecossistemas.
O GAP Brasil defende o direito dos grandes primatas viverem em liberdade em seus habitats. A partir do momento em que são privados desse direito e passam a ser vítimas de maus tratos, não tendo condições de serem devolvidos as florestas, a missão passa a ser oferecer a melhor qualidade de vida e bem-estar possível aos animais no regime de cativeiro. Nos santuários, os chimpanzés são tratados de traumas físicos - extração de dentes e mutilações - e psicológicos, estresse por viverem engaiolados e tem a chance de se recuperar, formarem grupos sociais e até reproduzir, como na natureza.
"Um chimpanzé não é um pet e também não pode ser usado como mero objeto de diversão ou cobaia. Ele pensa, sente, se afeiçoa, odeia, sofre, aprende e, inclusive, transmite seu aprendizado. Enfim, é como nós. A única diferença é que não fala, porém se comunica por gestos, sons e expressões faciais. Precisamos garantir seus direitos a vida e a liberdade", explica Dr. Pedro, como é chamado o fundador do GAP Brasil e integrante do GAP Internacional desde 2006.
No Brasil, existe uma legislação avançada que protege a fauna nativa, porém não protege as espécies exóticas, que ficam a merce da cobiça e da crueldade dos homens que os adquirem com fins de exploração comercial. Uma das lutas do GAP Brasil é conseguir que a lei que protege a fauna brasileira seja estendida a toda a FAUNA MUNDIAL.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"The Story of Stuff"

fotos de natureza





estas belas fotos foram tiradas por uma amigo meu,são umas boas fotos alusivas ao tema de natureza

fotos da minha autoria







Estas fotos foram tiradas por mim na aldeia onde eu moro,Praia da Assenta, foi pedido pelo o professor associar as fotos a temas como beleza,partilha,paradoxo,criatividade,identidade pessoal e tema livre, e estas foram as fotos que escolhi. 

WWOOF Portugal

A WWOOF é um programa de intercâmbio. Em troca de ajuda voluntária, as quintas WWOOF oferecem comida, alojamento e oportunidade para conhecer estilos de vida naturais.

As associações WWOOF fazem a ligação entre as pessoas que querem ser voluntárias (WWOOFers) em quintas de agricultura biológica ou em pequenas propriedades (quintas WWOOF) que estão à procura da ajuda de voluntários.






Como é que a WWOOF começou?
Inicialmente designada por Working Weekends on Organic Farms (Fins-de-semana de Trabalho em Quintas de Agricultura Biológica), a WWOOF teve início no Outono de 1971, em Inglaterra, quando Sue Coppard, uma secretária de Londres, tomou consciência da necessidade de proporcionar acesso ao campo a pessoas como ela que, de outro modo, não tinham os meios ou a oportunidade de o fazer e que queriam apoiar o movimento da agricultura biológica. A ideia dela teve a sua concretização numa experiência-piloto durante um fim-de-semana de trabalho que ela organizou para quatro pessoas na quinta biodinâmica do Emerson College, no Sussex, através de um contacto na Soil Association (Associação Inglesa de Agricultura Biológica). Esse fim-de-semana foi um enorme sucesso e, muito rapidamente, ganhou um movimento imparável. Em pouco tempo surgiram mais agricultores/as dedicados à agricultura biológica e pequenos proprietários interessados em aceitar pessoas que queriam trabalhar como voluntários (WWOOFers). Parecia haver muitas pessoas à espera de uma oportunidade para trabalhar no campo aos fins-de-semana. Donos de quintas e voluntários fizeram novos amigos e desfrutaram da experiência de trabalhar em comum numa troca de ajuda e de conhecimentos.

Quando surgiu a procura para períodos de permanência maiores, o nome foi alterado para WILLING WORKERS ON ORGANIC FARMS (Voluntários em Quintas Biológica). Desde essa altura, reconhecendo a natureza mundial da organização e a confusão com trabalhadores migrantes, que não é de todo o que os WWOOFers são, provocada pela palavra “trabalho”, WWOOF agora significa WORLD WIDE OPPORTUNITIES on ORGANIC FARMS (Oportunidades à Escala Mundial em Quintas Biológicas).

A WWOOF UK desenvolveu-se muito rapidamente e a associação adaptou os seus procedimentos para satisfazer as necessidades dos voluntários (WWOOFers) e dos donos das quintas. Trata-se de uma organização flexível e adaptável que continua a tirar partido do contributo entusiástico dos seus/suas associados, incentivando as suas ofertas de ajuda e as suas sugestões. Todas as sugestões são ouvidas e discutidas e muitas delas são mplemenadas. O aperfeiçoamento constante constitui, sem dúvida, o etos da WWOOF.

Actualmente, existem associações WWOOF autónomas em muitos países, que têm as suas formas próprias de se organizarem mas que, basicamente, cobram quotas idênticas aos associados, publicam uma lista das quintas aderentes e boletins informativos. As quintas aderentes em países que não dispõem de grupos nacionais estão listadas na WWOOF Independents, que é administrada conjuntamente com a WWOOF UK. A lista da WWOOF Independents está disponível na internet e em formato papel. Na verdade, o âmbito geográfico da associação é de tal modo global que é provável que o Sol nunca se ponha na WWOOF.

Em 2000 realizou-se a primeira conferência Internacional da WWOOF, com representantes de 15 países. Foi decidida a constituição da Associação Internacional WWOOF para procurar estabelecer orientações sobre o que significa ser voluntário (WWOOFer), ser uma quinta WWOOF e fazer WWOOF. Incentivar e apoiar as associações WWOOF que estão a surgir nos países em desenvolvimento também é um dos seus objectivos. Recentemente, foram constituídas a WWOOF Turquia, a WWOOF República Checa, a WWOOF Eslovénia e a WWOOF México. Quando o nome foi inocentemente criado em 1971, não se podia ter imaginado que a palavra “trabalho” iria causar problemas sérios com as autoridades de imigração, que, nalguns países, consideram a WWOOF como uma organização de trabalhadores migrantes clandestinos. Ao partilhar experiências com as associações de países que conseguiram negociar o reconhecimento da WWOOF como uma autêntica experiência de intercâmbio cultural e de experiências, as associações nacionais que ainda têm problemas com isso esperam conseguir alterar a atitude dos seus governos.

A WWOOF actualmente também é reconhecida como tendo um importante contributo a dar no universo mais amplo do movimento biológico, já que proporciona a cada vez mais pessoas o contacto directo com os produtores/as de agricultura biológica, quer a nível individual, quer através de outras organizações que estão a tentar influenciar as políticas e a procura dos consumidores. Através dos seus boletins informativos, as associações WWOOF informam os associados das novidades, perspectivas, empregos e formação no mundo ligado à agricultura biológica.

A WWOOF continua a crescer e “fazer wwoof” já teve direito a entrar nas várias línguas.

A WWOOF demonstra o que é que pode ser alcançado através da cooperação genuinamente democrática e tem uma quota suficientemente baixa para garantir a inclusão de qualquer pessoa que pretenda aderir. Os WWOOFers já deram milhares de horas de ajuda aos/às produtores/as de agricultura biológica e os donos das quintas WWOOF deram o seu contributo em tempo e experiência aos WWOOFers e abriram a porta a uma forma de viver a vida que mudou substancialmente a vida de muitas pessoas.

The Fairtrade Foundation

A missão da Fundação é trabalhar com empresas, grupos comunitários e indivíduos para melhorar o comércio e posição das organizações de produtores do Sul e proporcionar meios de vida sustentáveis para os agricultores, trabalhadores e suas comunidades .

Sendo uma organização de desenvolvimento apaixonado e ambicioso 
empenhada em combater a pobreza e a injustiça, através do comércio 
uso da certificação e rotulagem de produtos, através da FAIRTRADE Marcos, como uma ferramenta para os nossos objectivos de desenvolvimento reunindo produtores e consumidores em um dos cidadãos movimento de mudança sendo reconhecida como a principal autoridade do Reino Unido sobre Comércio Justo

Lista das empresas licenciadas pelo ICN a operar em áreas protegidas

Área Protegida
Entidades
Actividades Licenciadas pelo ICN


Paisagem Protegida Litoral Esposende
Cavaleiros do Mar
Expedições fotográficas e percursos interpretativos


Paisagem Protegida Arriba Fóssil Costa da Caparica
Cabra Montêz
BTT



Papa-Léguas
Passeios a pé



Sistemas de Ar Livre - SAL
Passeios a pé


P. Protegida das Lagoas de Bertinados e S. Pedro de Arcos
Cavaleiros do Mar
Expedições fotográficas e percursos interpretativos


Paisagem Protegida do Corno de Bico
Cavaleiros do Mar
Expedições fotográficas, rotas temáticas e percursos interpretativos


Parque Nacional Peneda Gerês
Água, Montanha e Lazer
Passeios a pé, barco, bicicleta, e em veículos todo-o-terreno



Cavaleiros do Mar
Expedições fotográficas, rotas temáticas e percursos interpretativos



Clikoutdoor
Passeios em veículos todo-o-terreno (jeep e moto4), percursos pedestres



Clube de Balonismo da Caniçada-Gerês
Balonismo



Equicampo
Artes e ofícios tradicionais e passeios a cavalo



Gerês Equi'Desafios
Passeios a pé e em veículos todo-o-terreno, tranpsortes tradicionais, acts. Equestres, pedestrianismo, btt, orientação, rapel, escalada e tiro c/arco



Incentivos Outdoor
Pedestrianismo, orientação, canoagem, slide, paintball e tiro c/arco



JavSport
Pedestrianismo, orientação, slide, rapel, canooyoning e btt



Minho Alegre
Rotas temáticas e percursos interpretativos



Papa-Léguas
Passeios a pé



Planalto
Passeios a pé e bicicleta, percursos interpretativos, pedestrianismo, escalada, tiro c/arco, paintball e orientação



Quinta da Caniçada
Passeios em veículos todo-o-terreno


Parque Natural Alvão
Clube de Balonismo da Caniçada-Gerês
Balonismo


Parque Natural Arrábida
Arrábida Aventuras
Passeios em veículos todo-o-terreno, pedestrianismo, orientação e btt



Cabra Montêz
Passeios a pé e bicicleta



Hemisférios
Passeios de barco



Margens
Passeios a pé e em veículos todo-o-terreno



Mil Andanças
Passeios em veículos todo-o-terreno



Nautur
Passeios de barco



Ozono Mais
Passeios a pé, bicicleta e em veículos todo-o-terreno



Papa-Léguas
Passeios a pé



TroiaCruze
Passeios de barco



Vertente Natural
Pedestrianismo, btt, canoagem e orientação



Vertigem Azul
Passeios de barco - observação de golfinhos, canoagem


Parque Natural de Montesinho
Clube Balonismo Caniçada-Gerês
Balonismo


Parque Natural Douro Internacional
Centro de Turismo Ambiental, Luso-Espanhol
Passeios de barco e Percursos interpretativos



Clube Balonismo Caniçada-Gerês
Balonismo



Margens
Canoagem



Naturisnor
Passeios a pé, barco, cavalo, e em veículos todo o terreno


Parque Natural Ria Formosa
Amilcar Silva
Passeios de barco



Animaris
Passeios de barco



Margens
Canoagem


Parque Natural Serra da Estrela
Clube de Balonismo da Caniçada-Gerês
Balonismo



Incentivos Outdoor
Pedestrianismo e montanhismo



Margens
Passeios em veículos todo-o-terreno



Papa-Léguas
Passeios a pé



Rotas do Vento
Pedestrianismo



Serra Aventura
Passeios em veículos todo-o-terreno, canoagem, escalada, rapel e btt


Parque Natural Serra de Aire e Candeeiros
Aventur
Jogos Tradicionais e Tiro com arco



BTTOUR
BTT



Clube de Balonismo da Caniçada-Gerês
Balonismo



Incentivos Outdoor
Pedestrianismo e orientação



Papa-Léguas
Passeios a pé



Quinta da Caniçada
Pedestrianismo



Serra Aventura
Pedestrianismo



Templar, Rotas e Destinos
Jogos tradicionais, passeios em veículos todo-terreno,canoagem, orientação, btt, rapel, escalada. Pedestrianismo, montanhismo, slides, manobras c/ cordas


Parque Natural Serra de São Mamede
BTTOUR
BTT



Clube da Balonismo da Caniçada-Gerês
Balonismo



Incentivos Outdoor
Passeios a pé



Margens
Jogos tradicionais, Btt, canoagem, pedestrianismo, slide, orientação, paintball, tiro c/arco e besta



Papa-Léguas
Passeios a pé



Quinta da Caniçada
Pedestrianismo



Serra Aventura
Pedestrianismo



TurAventur
Passeios a pé e em veículos todo-o-terreno


Parque Natural Sintra-Cascais
Cabra Montêz
BTT



Clube Balonismo Caniçada-Gerês
Balonismo



Inventura
Percursos interpretativos a pé



Ozono Mais
Passeios em veículos todo-o-terreno



Papa-Léguas
Passeios a pé



Tuper
Jogos tradicionais, passeios de bicicleta e em veículos todo-terreno, pedestrianismo, tiro c/arco


Parque Natural SW Alentejano e C. Vicentina
Algarsafari
Passeios em veículos todo-o-terreno



Algarve Surf Clube
Surf e bodyboard



Andalentejo
Passeios a pé



Associação Carrapateira Surfing Clube
Surf



Associação Foz do Mira
Surf e bodyboard



BTTOUR
BTT



Clube de Balonismo da Caniçada-Gerês
Balonismo



Clube Fluvial Odemirense
Pedestrianismo, orientação, btt, canoagem, rapel e tiro c/arco



Duca, Act. Náuticas e Recreio, lda
Passeios de barco



Ecoalga
Mergulho



Filipa Espada e André Teixeira, lda
Surf e bodyboard



HarrisTours
Rotas temáticas



Horizonte
Passeios em veículos todo-o-terreno



J. Matias
Passeios de barco



Keen-Ferra
Passeios a cavalo



Margens
Jogos tradicionais, passeios em veículos todo-terreno,canoagem, orientação, btt, slide, tiro c/arco e besta



Monte da Moita Nova
Passeiso a cavalo



Papa-Léguas
Passeios a pé



Polotur
Passeios em veículos todo-o-terreno



Portitours
Passeios em veículos todo-o-terreno



Rene Helder - Atlantic Riders
Surf



Sociedade Turística da Carrapateira
Passeios de burro, pé e bicicleta



SurfinAlentejo
Surf e bodyboard



TurAventur
Passeio de bicicleta



Univertur
Passeios a pé



Wu do Surf School
Surf e bodyboard


Parque Natural Vale do Guadiana
Clube de Balonismo da Caniçada-Gerês
Balonismo



Papa-Léguas
Passeios a pé


Reserva Natural do Estuário do Sado
Arrábida Aventuras
Passeios em veículos todo-o-terreno, pedestrianismo e btt



Hemisférios
Passeios de barco



Margens
Pedestrianismo, btt e canoagem



Mil Andanças
Passeios em veículos todo-o-terreno



Nautur
Passeios de barco



Ozono Mais
Passeios de bicicleta e em veículos todo-o-terrno



TroiaCruze
Passeios de barco



TurAventur
Passeios de bicicleta



Vertigem Azul
Passeios de barco - observação de golfinhos, canoagem


Reserva Natural Estuário do Tejo
Ambifuga
Percursos interpretativos



Tours For You
Rota temática - Ornitológica (Observação de Aves)


Reserva Natural Lagoas Stº André e Sancha
Passeios e Companhia
Passeios a pé



TurAventur
Passeios de bicicleta


Reserva Natural Sapal C.M. e Vila Real Stº António
Flamingo Tours
Passeios em veículos todo-o-terreno



Lands
Percursos interpretativos



RioSul
Passeios em veículos todo-o-terreno



Tours For You
Rota temática - Ornitológica (Observação de Aves)



TransGuadiana
Passeios em veículos todo-o-terreno



Turfortes
Passeios a pé e bicicleta


Reserva Natural Serra da Malcata
Ecoturismo S. L.
Passeios a cavalo



Incentivos Outdoor
Pedestrianismo



Serra Aventura
Pedestrianismo