quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ano Internacional da Biodiversidade

Estamos familiarizados com a biodiversidade através de imagens atraentes de animais e plantas. No entanto, estamos menos familiarizados com o papel vital que a biodiversidade desempenha no nosso bem-estar e na manutenção dos sistemas de suporte de vida na Terra.
A UNESCO, através dos seus quatro sectores: Educação Ciência, Cultura e  Comunicação procura contribuir, de forma multidisciplinar, para o combate das causas que levam à perda de biodiversidade, motivadas por um desenvolvimento insustentável. Estas disciplinas são fundamentais para redefinir a nossa abordagem na conservação da biodiversidade, daí que a UNESCO seja considerada como uma organização central na implementação do Ano Internacional da Biodiversidade - AIB.
A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 2010 - Ano Internacional da Biodiversidade, com o objectivo de se poder reduzir significativamente a taxa da perda de biodiversidade, até ao final deste ano.
A UNESCO junta-se, assim, à Convenção sobre Diversidade Biológica, incentivando outros parceiros, a nível global, a fazer do AIB um instrumento eficaz na promoção da conservação da biodiversidade, a nível mundial.
Neste sentido, e dando seguimento aos programas da UNESCO, a Comissão Nacional da UNESCO criou sob a sua égide o Comité Português para a Biodiversidade com o objectivo de dinamizar, em Portugal, o Ano Internacional da Biodiversidade.
Será dado particular destaque a actividades que visem educar e sensibilizar a opinião pública para a necessidade da conservação da biodiversidade, bem como para aquelas que possam contribuir para o preenchimento de lacunas que existam no nosso conhecimento sobre a biodiversidade e para as que dinamizem uma utilização sustentável da Biodiversidade, prosseguindo desta forma os objectivos traçados pela Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).

Sem comentários:

Enviar um comentário